FOTOGRAFIA DE VIAGEM

Conheça as dicas incríveis da fotografa profissional de retratos e família Ana Campbell para que você possa tirar fotos melhores nas suas viagens com as pessoas que ama!
23 de setembro de 2019
por Amanda Moreira

Todo mundo quer ter um belo registro e uma recordação do grupo na viagem, e a maioria das pessoas também querem ter uma belíssima foto em frente a algum monumento famoso, alguma paisagem especial durante a viagem mas não sabem como fazer essa foto. Foi pensando nisso, que chamei a querida Ana Campbell para nos dar dicas sobre fotografia de viagem!

Ana Campbell é fotógrafa especialista em retratos e professora na escola de Fotografia @brownie41_oficial. Uma excelente profissional, com fotografias premiadas.

O objetivo deste post é mostrar para você que é super possível e relativamente fácil conseguir capturar bons clicks durante a sua viagem em família com as dicas a seguir:

É possível tirar boas fotos utilizando o celular?
Sim, é possível! Hoje em dia, inclusive, grandes marcas como a Adidas, contratam fotógrafos para clicarem com celular, tamanha a qualidade destes dispositivos. O importante não é o equipamento que você está usando e sim o olhar do fotógrafo. Entender também que todo equipamento tem suas limitações.

Como fazer uma boa fotografia de paisagem com o celular?
Supondo que seja um local muito aberto, com muita luz e muita sombra – no celular existe uma função chamada HDR – ativando essa função, você conseguirá fazer uma foto mais equilibrada, eliminando um pouco da sombra em excesso, tornando assim a fotografia mais harmoniosa.

Ao inserir pessoas nesse tipo de fotografia, precisamos ter alguns cuidados especiais! A câmera do celular é uma grande angular (um campo de visão muito aberto) e com isso, podem haver distorções nas bordas. Sendo assim, quem estiver posicionado nas extremidades da foto e muito próximo da lente, ficará levemente distorcido na imagem. O segredo é se posicionar mais no centro do enquadramento.

Outra questão importante é a luz! Verifique onde está o foco maior de luz no ambiente que deseja fotografar. Se você estiver num sol de meio dia, onde a luz é muito dura, procure pela sombra.
Explore também os ângulos. Lateralizar o rosto para causar um efeito de luz e sombra, torna a fotografia mais interessante.

E por falar em ângulos, tente relaxar o corpo. Evite poses muito duras. Projete sua mandíbula um pouco para frente, isso disfarçará a papada. Ao fazer foto de corpo inteiro, experimente colocar uma das pernas para a frente – isso dará uma alongada ou então, flexione levemente uma delas para dar uma “quebrada” no corpo e tornar assim a foto mais descontraída. Lembre também dos ombros: Postura sempre!

Colocar o celular num tripé também ajuda bastante a ter uma fotografia mais interessante. Desta forma, você não fica tão próxima da lente e ainda terá a certeza que sua foto não ficará tremida. Ative o temporizador do celular para poder fazer esse tipo de foto. Mas, fique atento – em locais turísticos como parques, museus, não é permitido a entrada de pau de selfie e acessórios do tipo.

Outra dica: Preocupe-se com o fundo da sua foto! Procure fazer uma foto “limpa”, sem muitas interferências no fundo. Sabemos que em viagens, é difícil conseguir fotos em locais turísticos sem muitas pessoas no fundo, e para isso, a dica é procurar fazer estes passeios em horários mais tranquilos, incomuns – dessa forma, o local estará bem mais vazio e certamente você conseguirá registrar uma boa foto do momento.

Para tirar foto da família com um monumento ao fundo: A dica é se afastar do monumento e tirar foto mais próxima da lente da câmera. Dessa forma você irá aparecer bem na fotografia e não haverá uma discrepância muito grande entre você e o monumento e no mais, explore os ângulos e a composição!

E para encerrar esse post, uma dica primordial ao fotografar todas as pessoas de sua viagem, é pedir que elas, no momento do click, pensem em coisas boas, agradáveis. Pois assim, a sensação boa que aquela viagem está proporcionando será registrada em forma de fotografia e ficará eternamente guardada na memória afetiva de todos.

Se você tiver crianças na sua viagem, tente fotografar momentos espontâneos da criança e torne esse momento de fotografar, um momento de brincadeira com a criança para que ela se divirta com a ocasião.

Por fim, se você tiver uma graninha extra, experimente contratar um fotógrafo local da sua viagem – ter fotos profissionais no seu destino escolhido, fará toda a diferença.

Bom, espero que tenham curtido todas as dicas para fotografia de viagem! Sigam a Ana Campbell no instagram  e se você se interessa por esse assunto de viagem e fotografia, deixe seu comentário com as suas dicas. Vamos trocar experiências!

Podcast:

outras postagens

Inscreva-se em nossa lista

Faça parte da nossa lista e receba muitas dicas bacanas para organizar a viagem com a sua família.

Cadastro realizado com sucesso

Inscreva-se em nossa lista para receber dicas e o nosso e-book gratuitamente

Faça parte da nossa lista e receba muitas dicas e ofertas bacanas para organizar a viagem com a sua família.

Cadastro realizado com sucesso

Inscreva-se em nossa lista para receber dicas e o nosso e-book gratuitamente

Faça parte da nossa lista e receba muitas dicas e ofertas bacanas para organizar a viagem com a sua família.

Cadastro realizado com sucesso